Desde a sua criação em 1901, o Prêmio Nobel de Literatura tem sido um dos mais prestigiados e reconhecidos do mundo. A cada ano, escritores de todo o planeta têm suas obras analisadas por um seleto grupo de especialistas que, por fim, escolhem o candidato mais adequado para receber a honraria.

Diversidade de nacionalidades

Nos últimos anos, os premiados com o Nobel de Literatura têm sido escritores de diversas nacionalidades. Em 2014, por exemplo, o prêmio foi concedido para o francês Patrick Modiano, enquanto em 2015, a abordagem literária do bielorrusso Svetlana Alexievich garantiu-lhe a honraria.

O Brasil figura, por muitos anos, em uma lista de países que ostentam escritores que poderiam ser nobeláveis. Jorge Amado, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector são apenas alguns dos nomes atestados como eternos candidatos. Em 2016, as expectativas são altas em relação a João Ubaldo Ribeiro, Rubem Fonseca, Chico Buarque, Milton Hatoum e Conceição Evaristo – prováveis indicados brasileiros.

Outros autores que podem ser destacados são o japonês Haruki Murakami, o cubano Leonardo Padura e os turcos Orhan Pamuk e Elif Şafak. Todos possuem obras relevantes e já foram citados em anos anteriores como fortes candidatos. Além disso, os autores suecos Tomas Tranströmer e Lars Gustafsson, o britânico Ian McEwan e a canadense Margaret Atwood também vêm sendo apontados nos últimos tempos como possíveis laureados.

Por que as previsões são tão certas?

É difícil prever quem receberá o Nobel de Literatura. Todos os autores já citados possuem grandes obras que comprovam a grandiosidade de sua produção literária, no entanto, os motivos para a escolha do prêmio variam ano a ano. Ainda assim, é possível fazer uma análise na tentativa de compreender os critérios que a Academia Sueca leva em consideração.

Os nobeláveis normalmente se destacam por uma escrita clara e persuasiva, por emocionar o leitor e provocar reflexões profundas em torno de grandes temas da humanidade. Os candidatos, além disso, devem apresentar uma contribuição significativa à cultura e ao pensamento, que tenha impacto cultural e social. Porém, este impacto não precisa ser necessariamente positivo, pode ser também um questionamento sobre valores e padrões culturais.

Conclusão

Independentemente de quem irá receber o Nobel de Literatura em 2016, é importante destacar que o prêmio é um dos mais importantes e prestigiados no campo da literatura. Os autores já citados possuem obras únicas e de grande importância para as culturas de diversos países. Além disso, a diversidade de nacionalidades dos premiados nos últimos anos confirma que a literatura é uma arte sem fronteiras, que pode ser apreciada e reconhecida em todo o mundo.